Página inicial > Eventos > Defesa de TCC: Yan dos Santos Silva

Defesa de TCC: Yan dos Santos Silva

Última Atualização: Segunda, 13 Janeiro 2020 17:22 | Acessos: 721

CONTRIBUIÇÃO ENERGÉTICA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE NA EDIFICAÇÃO DO GEDAE/UFPA

Este trabalho apresenta algumas das estratégias e medidas de conservação de energia adotadas por uma instituição de ensino e pesquisa no Campus Universitário da Universidade Federal do Pará, enfatizando-se a utilização de sistemas fotovoltaicos conectados à rede para avaliação destes no auxílio da redução de gastos com consumo de energia elétrica. Tal avaliação é realizada para onze sistemas fotovoltaicos implantados na área de testes do prédio do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE), totalizando 17,16 kWp de potência instalada. Para isto, apresentam-se os equipamentos e fontes de geração que compõem cada sistema, além dos dispositivos e meios de obtenção dos parâmetros de produção individual dos geradores monitorados, bem como o processo de obtenção e tratamento de dados de uma estação meteorológica instalada na área de testes do prédio do GEDAE. A contribuição energética dos sistemas é obtida com base no balanço entre os dados obtidos por um sistema de aquisição de dados de consumo do prédio e os dados de produção de energia ativa no lado c.a. dos inversores do sistema. Também com base em dados de irradiância solar e temperatura ambiente extraídos de uma estação meteorológica, utilizam-se modelos matemáticos para a estimativa de parâmetros operacionais dos sistemas fotovoltaicos. Por fim, apresentam-se a avaliação da contribuição destes sistemas fotovoltaicos no período de 2011 a 2019, os quais apresentaram uma contribuição média de cerca de 22,2% no suprimento do consumo da edificação, além de contribuírem para uma economia monetária de R$ 27.939,90 no período avaliado.

Membros da Banca Examinadora
Prof. Dr. Marcos André Barros Galhardo - FEEB/ITEC/UFPA (Orientador)
Prof. Dr. Wilson Negrão Macêdo - ITEC/UFPA (Coorientador)
Eng. José Amancio Rodrigues Neto - GEDAE/UFPA