Página inicial > Eventos > Defesa de Mestrado: Pedro Ferreira Torres

Defesa de Mestrado: Pedro Ferreira Torres

Última Atualização: Quinta, 31 Outubro 2019 20:33 | Acessos: 880

DESENVOLVIMENTO E MODELAGEM DE UMA NANORREDE DE DISTRIBUIÇÃO EM CORRENTE CONTÍNUA EM BAIXA TENSÃO COM SISTEMAS DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDOS

O conceito de minirredes de distribuição em corrente contínua vem ganhando espaço na academia e na indústria no que diz respeito ao desenvolvimento de aplicações de redes de distribuição com grande inserção de geração distribuída e sistemas de armazenamento de energia. A adoção de um sistema de distribuição em corrente contínua facilita a integração de fontes como a geração fotovoltaica e eólica e de sistemas de armazenamento como baterias, uma vez que estas tecnologias operam intrinsecamente em corrente contínua. Neste sentido, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma nanorrede de distribuição em corrente contínua instalada no laboratório do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE), da Universidade Federal do Pará. A rede desenvolvida é composta por três sistemas de geração FV e armazenamento em bancos de baterias e três bancos de carga majoritariamente resistiva, distribuídos ao longo dos 200 m de rede de topologia em anel, em um barramento de 24 Vcc. Foram desenvolvidas duas metodologias de simulação capazes de reproduzir o comportamento operacional da nanorrede em condições estáticas e dinâmicas, possibilitando a avaliação do desempenho da rede ao longo de um dia de operação. Apresenta-se ainda ensaios com medições em pontos estratégicos da rede a fim de avaliar o comportamento do sistema mediante condições especificas de funcionamento, normais e em contingência. Os resultados obtidos atestam a capacidade da nanorrede em atender as cargas de maneira confiável, desde que respeitando as limitações do sistema de geração e armazenamento de energia implementados. Além disso, verificou-se que as características relativas à topologia do controlador de carga utilizado são benéficas à qualidade da energia para o porte e topologia da rede desenvolvida.

Membros da Banca
Prof. Dr.-Ing. João Tavares Pinho - IEE/USP (Avaliador Externo)
Prof. Dr. Luiz Antônio Corrêa Lopes - Concordia University (Avaliador Externo)
Prof. Dr. Marcos André Barros Galhardo - PPGEE/UFPA (Avaliador Interno)