Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos > Projetos de Extensão > A UFPA e as Energias Renováveis nas Escolas da Região Metropolitana de Belém
Início do conteúdo da página

A UFPA e as Energias Renováveis nas Escolas da Região Metropolitana de Belém

Última Atualização: Sexta, 08 Março 2024 16:16 | Acessos: 148

Período de execução: abril de 2021 a março de 2022 | Programa Institucional de Bolsas de Extensão 2021

Coordenador: Prof. Dr. Edinaldo José da Silva Pereira

 

O projeto visa, através da divulgação do uso racional das energias renováveis, aproximar a academia das escolas de ensino fundamental e médio de Belém e de seus municípios vizinhos (público-alvo). A UFPA, através do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da Faculdade de Engenharias Elétrica e Biomédica (FEEB) e do Instituto de Tecnologia (ITEC) desenvolveu, em projetos anteriores, material didático de divulgação (cartilhas) e kits educativos relacionados aos conceitos básicos e aplicações práticas das energias solar e eólica. Mas, em plena pandemia, exige-se uma abordagem diferenciada para que as informações cheguem aos alunos. Assim, propõe-se a produção de vídeos mostrando a utilização dos kits educativos e sua inserção na homepage do GEDAE (www.gedae.ufpa.br) com campos para perguntas/respostas permitindo, de forma livre e sem custo, a utilização nas escolas. Os vídeos são gravados em dispositivos de memória flash (pendrive e memory card) e entregues às escolas com dificuldade de acesso à homepage do GEDAE. Os materiais disponibilizados na homepage serão de livre acesso à sociedade.

O projeto contribui para a formação técnica e da consciência cidadã dos alunos do ensino médio e fundamental. O Curso de Engenharia Elétrica da UFPA, em seu Projeto Pedagógico, busca tornar o aluno um protagonista de sua formação, incentivando-o a atuar em atividades extraclasse. A proposta, não apenas oferece aos alunos da UFPA uma melhor capacitação, correlacionando a teoria acadêmica com as necessidades da comunidade, mas também beneficia a sociedade que recebe jovens que tiveram a possibilidade de sedimentar conceitos de preservação do meio ambiente e vislumbrar uma futura carreira profissional.

Fim do conteúdo da página