Página inicial > Publicações > Artigos em Congressos > Bancada didática demonstrativa da operação de sistemas fotovoltaicos isolados

Bancada didática demonstrativa da operação de sistemas fotovoltaicos isolados

Última Atualização: Terça, 06 Fevereiro 2024 17:48 | Acessos: 38

Congresso Brasileiro de Energia Solar | 2020 |

FONSECA, A. C.; SOUSA, S. C.; ALVES, V. P. O.; BARBOSA, C. F. O.; PINHO, J. T.; PEREIRA, E. J. S.

Este trabalho trata da construção e aplicação de uma bancada didática que demonstra a operação com sistemas fotovoltaicos isolados, comuns em localidades onde a rede elétrica convencional não está presente. A bancada foi idealizada e conformada a uma maleta, de modo a proporcionar maior mobilidade. A maleta didática tem como intuito mostrar as formas de operação de sistemas isolados - carga da bateria, fluxo de corrente entre módulo fotovoltaico, bateria e cargas, e conexões série e paralelo entre cargas, atualmente, lâmpadas LED de 12 V. Todos os parâmetros elétricos são visualizados, em tempo real em um mostrador LCD, com a utilização de sensores de corrente e um divisor de tensão, que registram os correspondentes valores e mandam a informação para o microcontrolador Atmega328 módulo Arduino. A maleta didática faz parte do conjunto de kits didáticos que compõem os materiais utilizados nas atividades de extensão que são desenvolvidas pelo GEDAE, Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas, da UFPA – Universidade Federal do Pará. Atualmente, o projeto intitulado “Aproximando a UFPA das Escolas de Ensino Médio e Fundamental de Belém Através de Aplicações das Energias Renováveis” é o responsável, no ano de 2019, por organizar as visitas e apresentações. No entanto, a maleta didática de sistema fotovoltaico isolado já foi apresentada em diversas escolas públicas da região metropolitana de Belém e em visitas realizadas ao GEDAE/UFPA desde 2018, tendo como público alvo estudantes do ensino médio e de graduação.