Página inicial > Publicações > Artigos em Congressos > Desenvolvimento e divulgação de kits didáticos na área de energia fotovoltaica

Desenvolvimento e divulgação de kits didáticos na área de energia fotovoltaica

Última Atualização: Terça, 06 Fevereiro 2024 17:59 | Acessos: 33

Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia | 2016 |

FONSECA, A. C.; PACHECO, A. F. ; RIBEIRO, A. R. ; MONTEIRO, A. L. P. R. ; BARBOSA, C. F. O. ; PEREIRA, E. J. S.

Este trabalho trata do desenvolvimento e utilização de kits didáticos na divulgação de conceitos básicos e aplicações das energias renováveis, tendo um “modus operandi” real em escala reduzida, junto às escolas de ensino médio e fundamental da região metropolitana de Belém-PA. Esta ação faz parte do PROINT 2016-2017 da Universidade Federal do Pará (Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão) intitulado “Confecção e uso de cartilhas, software e kits didáticos na área de Energias Renováveis, com foco nas ações complementares e extensionistas junto a escolas de ensino médio e fundamental”. Em um primeiro momento, com o auxílio de módulos fotovoltaicos e instrumentos de medição para a observação de parâmetros elétricos como corrente e tensão do sistema, busca-se difundir algumas aplicações da energia solar fotovoltaica e seus princípios de funcionamento em escolas de ensino médio e fundamental, onde se faz importante um primeiro contato com esse tipo de informação. As apresentações são feitas com os kits didáticos construídos no Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE/UFPA).Três novos kits foram idealizados em 3D, sendo atualmente modelados e construídos na sua primeira versão.