Página inicial > Publicações > Artigos em Congressos > Contribuição energética de sistemas fotovoltaicos conectados à rede em uma edificação de um campus universitário

Última Atualização: Terça, 06 Fevereiro 2024 19:29 | Acessos: 35

Congresso Brasileiro de Energia Solar | 2020 |

SILVA, Yan S.; RODRIGUES NETO, J. A. ; ALBUQUERQUE, L. O. ; AGUILAR, H. M. C. ; MACEDO, W. N. ; GALHARDO, M. A. B.

Resumo

Este trabalho apresenta uma avaliação da contribuição de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica (SFCR) de baixa tensão para redução do consumo de energia da concessionária local no prédio do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE), localizado no Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tal avaliação é realizada para 11 geradores fotovoltaicos implantados na área de testes da edificação do GEDAE, totalizando 17,16 kWp de potência instalada. A contribuição energética dos sistemas é obtida com base no balanço entre os dados obtidos por um sistema de aquisição de dados de consumo do prédio e os dados de produção de energia ativa no lado c.a. dos inversores do sistema. Também com base em dados extraídos de uma estação meteorológica (irradiância solar e temperatura ambiente), utilizam-se modelos matemáticos para a estimativa de parâmetros operacionais dos sistemas fotovoltaicos, tais como temperatura de célula fotovoltaica, ponto de máxima potência e perdas no processo de conversão c.c.-c.a. Por fim, apresenta-se a avaliação da contribuição dos SFCR no período de 2015 a 2018, verificando-se uma contribuição maior que 50% da demanda da edificação ao considerar-se os meses com alto e baixo valores de irradiação solar.