Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Artigos em Periódicos > AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA NA INTERCONEXÃO DE MICRORREDES ISOLADAS EXPERIMENTAIS
Início do conteúdo da página

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA NA INTERCONEXÃO DE MICRORREDES ISOLADAS EXPERIMENTAIS

Última Atualização: Segunda, 05 Agosto 2024 14:34 | Acessos: 58

Revista Brasileira de Energia Solar | Voume 12, 2021|

ALBUQUERQUE, Luana O.; SILVA, Tales V. P.; BARBOSA, Claudomiro F. O.; MACÊDO, Wilson N.; PINHO, J. T.; GALHARDO, Marcos A. B.. 

 

DOI: 10.59627/rbens.2021v12i1.336

 

Resumo

 Este trabalho apresenta a avaliação da qualidade do suprimento de energia elétrica na interconexão de duas microrredes isoladas experimentais pertencentes ao Laboratório de Sistemas Híbridos e Microrredes do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da Universidade Federal do Pará. A avaliação dos fenômenos monitorados relacionados à qualidade do produto (tensão de suprimento), segundo as diretrizes do Módulo 8 do PRODIST, tomou como base um sistema elétrico cuja configuração reúne conjuntos de geração fotovoltaica no lado c.c. e geração diesel-elétrica no lado c.a., armazenamento de energia em bancos de baterias, condicionamento de potência c.c./c.c. e c.c./c.a (unidirecional e bidirecional), microrredes de distribuição c.a. e c.c. e cargas diversas. De acordo com os resultados obtidos neste estudo, o sistema elétrico implementado apresenta capacidade para atender diversas cargas, respeitando a sua capacidade de produção de energia, sem a deterioração da qualidade da energia elétrica produzida, como, por exemplo, mantendo os valores de tensão eficaz e de desequilíbrio de tensão dentro dos limites normativos. Por sua vez, os distúrbios nos quais foram encontradas disparidades quanto aos limites definidos no Módulo 8 do PRODIST são provenientes de configurações intrínsecas do sistema em análise, implicando, por exemplo, em variação da frequência de suprimento e no fator de potência em diferentes pontos do sistema.

Fim do conteúdo da página