Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de estudos desenvolve projeto de sistema de energia solar para produção de açaí

• Publicado: Segunda, 26 Agosto 2019 17:36
  • Última Atualização: Quinta, 05 Setembro 2019 19:57

Projeto EnergiaSolar

O Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas da Universidade Federal do Pará (GEDAE/UFPA) está desenvolvendo um projeto-piloto de pesquisa e extensão, chamado "Desenvolvimento de um sistema fotovoltaico para suprimento de energia no processo produtivo de açaí". O projeto prevê o desenvolvimento de uma máquina de bater açaí e da implementação de um freezer, lâmpadas e carregador de celular, todos utilizando energia solar.

Projeto EnergiaSolar 2A iniciativa é executada com recursos da NationalGeographic Society, como parte do Programa “Early Carrer Grant”, que financia projetos de pesquisadores em início de carreira, com foco em estudos relacionados com a biodiversidade e com o desenvolvimento sustentável. Concebido em 2017, o projeto só adquiriu os equipamentos para testes em laboratório em 2018 e implementou, em 2019, um protótipo do sistema em uma residência na comunidade do rio Piramanha, na ilha das Onças, no município de Barcarena.

Segundo Pedro Torres, estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica na UFPA e idealizador do projeto, a implantação tem a capacidade de causar impacto econômico positivo na comunidade local, pois a utilização de energia solar, que é gratuita, promove a redução no consumo de gasolina para o uso de gerador a combustão (popularmente conhecido como motor de luz), tanto na produção do açaí quanto em uso geral.

Como funciona - Durante o dia, a geração fotovoltaica carrega o banco de baterias e alimenta os demais equipamentos. De noite, o sistema é atendido pelo banco de baterias, capaz de garantir até 2 dias de autonomia em caso de falha na geração de energia. A configuração proposta neste projeto diferencia-se da maioria dos sistemas fotovoltaicos por operar totalmente em corrente contínua, sem a necessidade do inversor, que a altera para corrente alternada, garantindo maior eficiência no atendimento às cargas.

O projeto foi inspirado em duas pesquisas de mestrado realizadas no laboratório do GEDAE. A primeira trata de uma máquina de bater açaí que opera com energia fotovoltaica, e a segunda diz respeito ao desenvolvimento de uma rede de distribuição de energia em corrente contínua. “Buscou-se, neste projeto, uma forma de aplicar, na prática, as configurações e os produtos desenvolvidos nestes trabalhos, considerando o excelente potencial de aproveitamento de energia solar na região e a importância do açaí na comunidade, seja como fonte de nutrientes, seja como fonte financeira”, explica Pedro Torres.

Integração com a comunidade local - A participação da comunidade tem sido importante para o projeto, já que é necessário que os moradores mantenham o sistema em funcionamento e auxiliem a equipe na instalação e na manutenção. Como parte das atividades de extensão previstas neste projeto, a equipe da UFPA irá ministrar um curso de capacitação para os membros da comunidade que tiverem interesse na instalação do sistema, apresentando os princípios básicos de operação e manutenção, de forma que se torne viável a replicação do projeto para as demais residências.

“É de grande importância perceber que os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tanto na graduação quanto na pós-graduação, bem como os conhecimentos específicos obtidos ao longo de anos como bolsista do GEDAE podem ser aplicados em prática e, principalmente, para auxiliar no desenvolvimento sustentável da nossa região. É importante ressaltar que as dificuldades e especificidades da implementação prática deste tipo de projeto também são grande fonte de aprendizado para toda a equipe envolvida”, ressalta o idealizador do projeto.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação / Projeto

Artigo publicado originalmente no Portal da UFPA em 28/05/2019.

registrado em: